• EN
  • PT
  • Top50 2018 World Press Cartoon

     

    O melhor do Cartoon mundial esteve em exposição no Centro Colombo, no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, nesta edição dedicada ao tema “Roy Lichtenstein e a Pop Art”, a convite da State of the Art. Na exibição estiveram representados autores de 27 países, de todos os continentes, numa seleção dos melhores 50 trabalhos do World Press Cartoon 2018.

    A “Top50 2018 World Press Cartoon” ofereceu uma oportunidade de observar ao detalhe Cartoons que compõem um retrato humorístico do mundo, cuja matriz é a crítica a temas e protagonistas da atualidade mediática. O artista Roy Lichtenstein, usou a estética das cores primárias e traços negros, bem como o humor próprio do Cartoon, para criar algumas das suas mais famosas obras.

    A seleção dos 50 melhores trabalhos foi realizada pelo júri do World Press Cartoon, o maior evento a nível internacional no panorama do Cartoon editorial, que premeia desenhos publicados em jornais ou revistas de todo o mundo.

    Rui Paulo da Cruz, jornalista e especialista em Cartoon, foi um dos fundadores do concurso World Press Cartoon e é atualmente um dos constituintes de júri no concurso.