
A exposição Première 30 assinala o início das atividades artísticas e culturais no renovado Centro de Cultura e de Congressos do Estoril.
Esta mostra coletiva reúne obras de 17 jovens artistas emergentes de Portugal e França, integrando o prestigiado programa Première, concebido pelo Centre d’Art Contemporain – Meymac com o propósito de promover novas vozes nas artes visuais a nível internacional. A seleção artística e o equilíbrio entre as duas culturas refletem a forte ligação entre os dois países e reforçam o compromisso com o diálogo cultural.
Com curadoria de Caroline Bissière e Jean-Paul Blanchet (Centre d’Art Contemporain – Meymac), em colaboração com a historiadora e crítica de arte portuguesa Luísa Soares de Oliveira, a exposição apresenta um olhar contemporâneo e criterioso sobre a criação artística emergente.
A SOTA assumiu a produção e coordenação deste projeto, reforçando o seu papel enquanto agente cultural ativo na promoção de práticas artísticas colaborativas e na articulação entre contextos locais e internacionais.