KEITH HARING.
ENTRE A ARTE, O ATIVISMO E A MODA
Quinze anos após a primeira exposição de Keith Haring em Portugal, a State of the Art voltou a trazer a obra do artista e ativista americano com a exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, apresentada no CascaiShopping entre 10 de setembro e 10 de novembro de 2019. A mostra reuniu 17 obras originais da fase mais criativa do artista, peças de moda inspiradas no seu trabalho, e uma réplica do emblemático casaco usado por Madonna na festa de anos de Haring, em 1984. A inauguração foi assinalada por uma performance de body painting ao vivo com a modelo Sharam Diniz, a ilustradora Susana de Oliveira e o bailarino Lukanu Mpasy, numa homenagem à colaboração de Haring com Grace Jones.
A exposição saiu do centro comercial e chegou ao espaço público com a transformação da Estação de Cascais numa galeria de arte urbana, graças à parceria com a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal. A estação foi intervencionada com símbolos icónicos de Keith Haring adaptados por Susana de Oliveira, e um comboio da linha de Cascais foi revestido com o legado gráfico do artista pelo artista urbano Akacorleone.
Para assinalar os 30 anos da Fundação Keith Haring, foram desenvolvidas ações de sensibilização e prevenção sobre o VIH/SIDA, em colaboração com a ACES Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Hospital de Cascais, ModaLisboa e SER+. A exposição contou ainda com o estilista Dino Alves como embaixador e porta-voz, sublinhando a forte ligação entre Haring e o universo da moda. O projeto expositivo foi desenvolvido pelo Diogo Aguiar Studio, com uma cenografia inspirada nos elementos-chave da linguagem visual de Haring: a linha, a cor e o figurativo.