Exposição

“O Mundo Fantástico de Paula Rego”

No âmbito da 7ª edição da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo”, a State of the Art trouxe, pela primeira vez, as obras de Paula Rego, uma das artistas portuguesas contemporâneas mais conhecidas a nível mundial, ao Colombo.

Desenvolvida em parceria com a Casa das Histórias Paula Rego, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais, a Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego” foi composta por um total de 59 obras, entre as quais “A Fada Azul e Pinóquio”, uma das mais significativas da artista. Esta obra esteve exposta apenas uma vez em Portugal, há cerca de 20 anos, no Centro Cultural de Belém. Além desta obra, a Exposição – cuja curadoria foi da responsabilidade de Catarina Alfaro – apresentou outros trabalhos da artista, igualmente relevantes a nível nacional e internacional, entre os quais, a Série “Príncipe Porco”, “Study for the White Cat”, “The Cigarette”, “Quarto de Shakespeare, a Série Jane Eyre” e a Série “Peter Pan.

Isabel Pires de Lima, Embaixadora da Exposição, considerou que “esta Exposição colocou todos em contato com o “Mundo Fantástico”, de vários pontos de vista de Paula Rego, em que o seu trabalho plástico provoca uma diversidade de sensações e estimula a razão e a imaginação”.

Com um projeto de arquitetura arrojado, desenvolvido pelos Arquitetos Diogo Aguiar e João Jesus, a Exposição esteve patente na praça central do Colombo entre 27 de junho e 27 de setembro de 2017, tendo recebido mais de 225.000 visitantes neste período.

Peça de Teatro “Peter Pan” no Colombo

No âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e da Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, a State of the Art desafiou o Teatro Experimental de Cascais a desenvolver uma peça inédita, inspirada numa das obras literárias universais mais conhecidas de todos os tempos – “Peter Pan”,  onde as personagens refletem o lado mais místico e sonhador, mas também cruel que caracterizam a série de quadros da artista Paula Rego, com o mesmo nome.

A peça de Teatro “Peter Pan” estreou no dia 9 de setembro, na Praça Central e contou com nomes bem conhecidos na arte da representação como o de Ruy de Carvalho (narrador), FF (Peter Pan) e Bárbara Branco (Wendy). Ao elenco de atores juntaram-se, ainda, dois jovens vencedores do Casting que foi realizado pelo Teatro Experimental de Cascais, em parceria com a State of the Art e o Centro Colombo.

Carlos Avilez, encenador desta peça de Teatro, considerou esta iniciativa muito importante para o Teatro Experimental de Cascais, reforçando que para os artistas portugueses é muito importante existir estes apoios e (…) envolvendo também o nome da Paula Rego, é motivo de elogio.” A adaptação desta peça estreou em novembro no Teatro Experimental de Cascais.

Anterior
Anterior

Novo Classe A Mercedes-Benz

Próximo
Próximo

Levantamento Histórico- Património material e imaterial do Casino Estoril