Apanha Cascais na Via Rápida

Semana Europeia do teste VIH e Hepatites

A ACES Cascais, a Câmara Municipal de Cascais, o Hospital de Cascais e a Ser+ (Associação Portuguesa para Prevenção e Desafio à SIDA) associaram-se à exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, que decorreu no CascaiShopping, a convite da State of the Art, e promoveram a realização do concurso “Apanha Cascais na Via Rápida”. O concurso destinou-se aos estudantes do 9º ao 12º ano, das escolas do concelho de Cascais, e teve como objetivo a criação de um cartaz/vídeo de consciencialização e sensibilização sobre a temática do VIH e SIDA, tendo a obra de Keith Haring como inspiração.

Foram selecionados os 25 melhores trabalhos do concurso para estarem expostos, em exclusivo, numa exposição que decorreu durante a realização do Ciclo de Cinema “Ver, Ouvir e Debater VIH e Sida”, no Centro Cultural de Cascais. A entrega de prémios do concurso “Apanha Cascais na Via Rápida” decorreu no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a SIDA, num debate sobre a temática, na Fnac do CascaiShopping. Os primeiros classificados, de cada categoria, foram alvo de uma campanha publicitária, com divulgação nos mupis e redes sociais do CascaiShopping e da Câmara Municipal de Cascais.

No âmbito da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites foram disponíveis Testes Rápidos VIH e Hepatites B e C na Unidade Móvel de Rastreio da Ser+, na Farmácia do CascaiShopping e Cascais Jovem – Espaço S (Centro de Atendimento Juvenil Municipal). A campanha chamou a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e das hepatites virais e da importância de quanto mais cedo se conhecer o seu diagnóstico, mais rapidamente se beneficia do efeito dos tratamentos e, por conseguinte, da melhoria da qualidade de vida. Ainda, durante a celebração da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites, a State of the Art organizou um debate “YouthTalks | Conversas Informais sobre VIH” que pretendeu esclarecer as dúvidas dos mais jovens sobre esta temática.