“MEMÓRIAS DO MAR” DE CRISTINA RODRIGUES

 

“Memórias do Mar” é uma obra de arte contemporânea da artista plástica Cristina Rodrigues com a curadoria e produção executiva da State of the Art.

Este conjunto de instalações de arte foi criado especificamente para o Vila do Conde Porto Fashion Outlet, com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciadora e homenagear o concelho e as suas atividades marítimas.

A obra de arte contemporânea encontra-se em exposição permanente desde 22 de abril de 2021.

A obra de arte contemporânea “Memórias do Mar” reúne três instalações: “Estaleiro”, “Sob o Mar” e “Medusas”, totalizando 43 esculturas de inspiração em elementos de cultura popular como o Mar, os Estaleiros Navais e a Pesca. Vila do Conde, um concelho que cresceu voltado para o mar e para as atividades marítimas, foi um dos mais importantes estaleiros navais portugueses.

Esta relação local com o mar é comum à extensa zona costeira de Portugal e contribui para que o mar seja uma recorrente presença no imaginário dos portugueses.

 

 

Nas obras, as luzes LED simbolizam a bioluminescência de alguns dos seres vivos marinhos, as medusas e os peixes representam os seres extraordinários que habitam o mar e os barcos figuram a Humanidade à descoberta do infindável universo de uma das suas musas milenares – o mar.

As três instalações de arte contemporânea intituladas “Estaleiro”, “Sob o Mar” e “Medusas” espelham, não apenas, uma visão poética da forte relação que mantemos com o mar, mas também o respeito que Cristina Rodrigues tem pela vida e integridade dos elementos marinhos.

 

 

Uma das imagens mais reconhecidas de Cristina Rodrigues é a utilização de fitas de cetim na produção das suas pinturas, esculturas e instalações têxteis.

As fitas de cetim utilizadas pela artista são 100% poliéster, produzidas inteiramente a partir de fibras recicladas.

No total, as três instalações de arte são constituídas por mais de 100 000 metros de fitas de cetim, produzidas inteiramente a partir de fibras recicladas, 500 metros de fitas LED e têm aproximadamente 676 000 pontos criados.

Fotografias © Gui Morelli