Museu da Lua

A State of the Art levou o “Museum of the Moon” do artista britânico Luke Jerram para o Palácio Marquês de Pombal (Oeiras), no âmbito do Encontro Ciência 2019, juntamente com a Câmara Municipal de Oeiras e a Embaixada do Reino Unido.

O Museu da Lua, presente pela primeira vez em Portugal, consiste numa instalação de arte que representa a Lua, com 7 metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite de alta resolução da NASA da superfície lunar.

A instalação é uma fusão de imagens e iluminação lunar, complementada por uma banda sonora desenvolvida pela BAFTA e pelo aclamado compositor britânico Dan Jones.

Ao longo dos dias que esteve aberto ao público, o Museu da Lua teve um programa diversificado onde aliou-se à Ciência, com a presença da FameLab e leituras científicas, como também à Música, através de concertos intimistas e um tributo à banda The Beatles.

Para o dia de abertura, a State of the Art convidou a Orquestra Clássica do Centro a apresentar “Serenatas com a Lua por perto” – um momento mágico para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir.

Em digressão mundial desde 2017, o Museu da Lua já foi exibido em mais de 20 países. Numa apresentação no Reino Unido, uma menina perguntou ao artista: “Vão devolver a Lua quando a exposição terminar?”

Fotografia © Carlos Santos