SÃO ROQUE FORA DE PORTAS

 

A pandemia de Covid-19 afetou de forma significativa o modo de vida das pessoas idosas, sobretudo dos utentes de lares. Para combater o isolamento social da População +65, a State of the Art concebeu e produziu um projeto de âmbito cultural que consistiu em levar uma das obras de arte mais emblemáticas do Museu de S. Roque, “Ciclo de Vida de S. Roque” (Portugal, c. 1520) a várias Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.

 

 

 

Através da reprodução em tamanho real, a partir de uma fotografia de alta resolução, os utentes dos lares tiveram a oportunidade de conhecer de perto a obra, cuja narrativa se encaixa nos desafios da pandemia Covid-19, levando uma mensagem de esperança aos utentes dos lares, dado que São Roque contraiu a peste negra e se curou.

 

 

 

A apresentação da obra foi realizada por mediadores especializados do Museu de S. Roque, criando uma experiência única e personalizada, seguido por um workshop ou atividade lúdica.

 

 

 

Um pedaço da história religiosa que tem o poder de chegar até cada um dos utentes, através das histórias por detrás de cada tábua, modo de vida da época e elementos representados, bem como tradições e ideologias religiosas.

Fotografias © State of the Art