SCHOOL OF BREEZE

A State of the Art desafiou o artista internacionalmente reconhecido, Patrick Shearn, a envolver-se na história de Portugal e a criar uma instalação cinética especialmente para o Freeport Lisboa Fashion Outlet.

Tendo sido a primeira instalação artística do norte-americano na Península Ibérica – “School of Breeze” – foi criada a partir dos movimentos da natureza, como dos cardumes de peixe do Oceano Atlântico, para evocar a ligação portuguesa com o mar.

INSTALAÇÃO DE ARTE CINÉTICA

Com 171 metros de comprimento, a obra de arte ficou suspensa numa altura entre os 3,5 metros e os 15 metros, num bailado singular de reflexos caleidoscópicos, cobrindo desde a entrada principal até ao centro do Freeport. A peça é composta por aproximadamente 50.000 fitas holográficas que refratam um espectro completo de cores, e cerca de 3100 metros lineares de corda.

Considerada a maior escultura cinética exibida na Europa até à altura, ofereceu uma experiência a todos os visitantes, aliando ao espaço a originalidade e inovação da arte contemporânea.

Fotografia e vídeo © Francisco Nogueira